A EditoRia, selo editorial da Ria Livraria, realiza no sábado, 23 de novembro, a partir das 15h, em seu espaço localizado na Rua Marinho Falcão, 58, no Sumarezinho, o lançamento de seu mais novo livro: A Lagoa do Sapo Engraçado, escrito por Vladir de Sá Lemos e ilustrado por Júlio Bento. A obra é a primeira do gênero infantil produzida pelo selo e conta a história inusitada de um sapo cantante que agrada alguns animais da região de uma lagoa. Porém, tem outros bichos que não gostam do seu canto. O mistério é se o personagem vai conquistar a todos com seus encantos? O livro também mostra a pluralidade da fauna brasileira e indica ao principiante leitor que ser diferente é essencial para a construção da consciência no mundo.
Vladir explicou o motivo de escrever seu primeiro livro de gênero infantil: “Quando minha filha mais velha era pequena gostava de criar histórias pra ela. Era um exercício bacana de imaginação pra mim e achava que aquilo ao mesmo tempo estimulava a imaginação dela também, pois nem eu sabia muitas vezes onde essas histórias iriam dar”. E concluiu: “E essa do Sapo Engraçado era a que ela mais pedia pra repetir, contar. Então, acreditando cegamente no controle de qualidade ditado por uma criança, achei que seria legal partilhar aquela história com outras pessoas”. Já para Júlio: “ilustrar o livro infantil é o desafio de revisitar a própria infância, ao mesmo tempo confrontar-se com as expectativas das novas gerações. E de pensar, ‘De que maneira podemos aprender com os livros?’”.
A parceria surgiu nos corredores da TV Cultura, emissora onde ambos trabalham, Júlio apontou sobre a parceria no desenvolvimento da obra: “Somos da mesma geração dos livros, dos jogos, a infância e hoje também pais e educadores. Tínhamos um amigo em comum, o Peter Roman, que trabalhava no departamento de esporte assim como Vladir e ele era o baterista da banda Os Impossíveis, na qual eu era guitarrista. Mais tarde, ao ler a história A lagoa do o sapo engraçado que gostava de cantar o dia inteiro, consolidava ainda mais esta conexão, a música”. “Somos amigos de longa data e sempre fui um admirador do trabalho do Júlio, da figura do Júlio. De cara pensei nele para ilustrar o livro. E por causa desse livro acabamos ficando muito mais próximos”, destacou Vladir. “Atravessamos a pandemia pensando nesse projeto, fomos estudando e aprendendo sobre livros infantis. Um universo com o qual não tínhamos intimidade. E o Júlio é um estudioso, quem tiver o livro na mão vai sacar isso de imediato”.
As artes e a narrativa passaram por uma enorme pesquisa, pois escrever um livro infantil não é fácil, o que torna a elaboração de A lagoa do sapo engraçado um desafio para Vladir e Júlio. “A narração do livro tentou ser simples. E o simples sempre é um desafio imenso. Também tive a preocupação de contar uma história que mesmo fantasiosa tivesse uma base real. Pensei numa narração que não desviasse do foco principal que era essa questão da importância de aceitar o que é tido como diferente. Não tenho dúvida alguma que se trata de uma aceitação que nos daria um mundo mais harmonioso”, comentou Vladir. “No início, desenhei os personagens humanizados com roupas, óculos, etc. Depois surgiu a motivação de apresentá-los como eles realmente são. Quantos sapos, borboletas e libélulas as crianças veem hoje em dia nas grandes cidades? Também surgiu a importância de valorizar estas diferenças entre eles”, explicou Júlio. “Quando desenhei a textura rugosa na pele do sapo, achei que talvez as crianças pudessem estranhar, então pedi para minha esposa Cristina, pedagoga, apresentar para seus alunos. Me surpreendi com as respostas, pois na sua maioria eles o receberam bem, conclui que era desta maneira que deveríamos apresentá-lo, não humanizado, o mais próximo de como ele de fato é, também adotamos a ideia que ele poderia ser revelado aos poucos, despertando a curiosidade até aparecer por inteiro e exuberante no final”, finalizou.
SOBRE OS AUTORES:
VLADIR DE SÁ LEMOS: Nasceu em São Paulo em 1967. Estudou Filosofia, História e mais tarde se formou em Jornalismo pela Faculdade Católica de Santos. Há mais de três décadas trabalha em televisão. Atualmente é Diretor de Esportes da TV Cultura e apresentador do programa Cartão Verde. Na mesma emissora foi repórter e apresentador do programa Grandes Momentos do Esporte. Desde 2004 é articulista do jornal “A Tribuna”, de Santos. É autor de documentários e livros. Entre eles, “A Magia da Camisa 10”, publicado no Japão, Hungria e Portugal.
JÚLIO BENTO: Nasceu em São Paulo, em 1966. Iniciou a carreira aos 17 anos em um estúdio de publicidade. No decorrer de sua trajetória, colaborou na maquete do Memorial da América Latina, participou do Salão Internacional de Humor de Piracicaba e da exposição “Ilustrando em Revista” da Editora Abril, desenvolveu ilustrações para as Revistas Recreio e Mystério Retrô. É formato em Artes Plásticas pela Unesp e trabalha no departamento de cenografia da TV Cultura desde 1989.